domingo, 22 de julho de 2012

Onde a Natureza e a História se misturam - Viagens Nacionais - Equipe EcoViagem - Viajantes - Fique por dentro - EcoViagem

REPORTAGEM: NATHALIA ZANDAVALLI - Fotografia e Texto

Paranapiacaba/SP - Onde a Natureza e a História se misturam

8 de Março de 2005.
Publicado por Equipe EcoViagem

A Vila de Paranapiacaba

Detalhes da VilaDetalhes da Vila

A Vila de Paranapiacaba é um marco da presença Britânica no Brasil, e a única Vila ferroviária conservada desde sua fundação, reunindo um importante Patrimônio Histórico, Cultural e Natural. Seu patrimônio arquitetônico foi tombado como Patrimônio Nacional.
Detalhe da Estação
Foi construída para atender os trabalhadores da estrada de ferro São Paulo Railway (atual Santos-Jundiaí). Suas casas são de madeira estilo inglês, suas ruas são planejadas, há um relógio no centro da vila que controlava o ritmo das atividades, a estação ferroviária e o movimento de seus trens, além da neblina que cobre constantemente a Vila, todos esses fatores, aliados aos recursos naturais, encantam todos que a visitam.
Vista da VilaVista da Vila

A região é composta por Mata Atlântica, fazendo parte da Reserva da Biosfera. O Parque Natural de Paranapiacaba é uma Unidade de Conservação que garante a preservação de toda a área verde no entorno da vila.
A Vila está localizada na região Sudeste do município de Santo André, entre o Planalto Paulista e a Serra do Mar. Está a 60 Km de São Paulo.
Detalhe da Estação
Atualmente, Paranapiacaba funciona em prol do Turismo Histórico e Cultural e do Ecoturismo, com diversas opções de trilhas, cachoeiras, mirantes, atividades esportivas e de lazer. Conta com infra-estrutura de pousadas, restaurantes, agência de turismo, artesanato, casas históricas tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional, centro de visitantes e informações turísticas, Centro de Educação Ambiental e a Sede da AMA-Associação dos Monitores Ambientais.

O Parque

Flora

O Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba foi criado com o objetivo de preservar os recursos naturais da Mata Atlântica no entorno da Vila, com uma área de 4 milhões de m2 pode-se encontrar exemplares da flora brasileira, além de espécies da fauna.
Entrada do Parque
É possível visitar as trilhas e cachoeiras do Parque com o acompanhamento de Monitores Ambientais credenciados pela AMA. Dentre os principais atrativos destacam-se as Trilhas Olho d´água, Tanque do Gustavo, Pontinha, Água Fria, Comunidade, Mirante, Cachoeria Escondida, Vale do Quilombo, Vale do Rio Mogi, entre outras.

Água Fria e Pontinha

Saímos por volta de oito horas da manhã em direção a trilha e cachoeira da Água Fria. O percurso é de 1.200 metros em meio à Mata Atlântica. Levamos cerca de meia hora, podendo contemplar a natureza, até chegar à cachoeira.
Flora
Durante a caminhada observamos diversas espécies de plantas, flores, árvores, pássaros e muitas nascentes, onde pudemos nos refrescar e abastecer o cantil de água.
Cachoeira Água FriaCachoeira Água Fria

Chegamos à cachoeira da Água Fria, e pudemos verificar depois de um banho, que a temperatura da água se mantém fria, mesmo nos dias mais quentes. Após um banho de cachoeira o qual foi muito bem vindo, devido ao calor daquele dia, seguimos para a Trilha da Pontinha.
Antigo Grupo Escolar
Com um pouco mais de 1 Km, caminhando pela Trilha da Pontinha, apreciamos bromélias e curtimos o percurso em meio à Mata. Chegamos em um local onde se pode observar uma parte do sistema de abastecimento de água da Vila, fizemos uma parada para o lanche, depois seguimos de volta à Vila, para conhecermos alguns pontos históricos que foram apresentados pelos Monitores.

Mirante e Escondida

Inicio da TrilhaInicio da Trilha

O dia amanheceu nublado, como de praxe, e até as nove da manhã, quando saímos para conhecer as trilhas, o sol ainda não tinha aparecido. De qualquer forma, seguimos em frente num percurso extremamente agradável, em meio à Mata Atlântica.

Passamos por fontes de águas cristalinas, nascentes e riachos, observando a fauna e flora exuberante, tudo isso na excelente companhia do Monitor Wagner que nos deu um show de aula sobre a Mata Atlântica, além de ser muito atencioso e conhecedor da região.
Samambaia
O clima é muito úmido em meio à Mata, onde quase não se vê o sol, que some em meio à neblina e às imensas árvores da floresta. Curtimos o ambiente, ouvindo os sons da natureza.
MiranteMirante

Após uma hora e meia de caminhada, chegamos ao Mirante, de onde se avista o Mar, as serras, a estrada de ferro e uma parte da cidade de Santos, litoral paulista. Por ali fizemos uma parada para o lanche, contemplando a bela paisagem do Vale do Quilombo e o Vale do Rio Mogi.
Flora
Seguimos para a Trilha da Cachoeira Escondida, onde adentramos o Vale do Quilombo. Caminhamos em torno de duas horas com paradas para fotografar as belezas naturais e aprender um pouco mais sobre a região.
Cachoeira EscondidaCachoeira Escondida

Avistamos a cachoeira Escondida, descemos para tomar um banho. Por ali, ouvimos histórias contadas pelo Wagner, ao som do canto dos pássaros e dos demais animais.
Equipe
Retornamos à Vila por volta de três horas da tarde, visitamos o Centro de Educação Ambiental e algumas construções históricas como o Antigo Mercado, onde provamos algumas frutas típicas da Mata Atlântica. Chegou a hora de ir embora, então nos despedimos de todos, mas já programando para voltar!

Dicas da Autora

Velha LocomotivaVelha Locomotiva

Como Chegar: Partindo de São Paulo, seguir pela Via Anchieta até o Km 29 (sentido Ribeirão Pires), entrar na SP 148 (Estrada Velha de Santos), até o Km 33, pegar a Rodovia Índio Tibiriçá (SP 31), até o Km 45,5. Depois seguir pela SP 122 até Paranapiacaba.
Riacho na trilha
A temperatura em Paranapiacaba costuma ser baixa, a região é muito úmida, por estar entre a Serra e a Mata. Leve um agasalho, capa de chuva, um par de meias para trocar se necessário, após fazer as trilhas, que normalmente possuem trechos com poças d´água e alguns riachos para atravessar.